Correio do Povo: 02/11/2013

Artista plástico pinta painel durante Feira do Livro de Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amara

O artista plástico uruguaio Walter Blanco começou na tarde deste sábado e terminará neste domingo, a partir das 14h, a pintura de um painel de 2 metros de altura por 3 metros de largura em frente ao Memorial do Rio Grande do Sul na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. A obra faz parte do Projeto Maldonado pinta o Rio Grande do Sul, integrante de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Turismo do RS (Setur) e o Departamento de Maldonado, no Uruguai, firmado em 2012.

Nos primeiros traços, Blanco mostra a figura do Laçador e o Monumento Al Ahogado – cinco pedras em formas de dedos saindo da areia da praia de Punta Del Este. “Quero passar uma mensagem de paz, mostrar a irmandade entre que existe entre o Rio Grande do Sul e o Departamento de Maldonado. Nós temos muitas semelhanças com os gaúchos”, afirmou o artista.

Conforme a assessora de Promoção e Relações Internacionais da Setur, Mariana Milani, o acordo entre Maldonado e Rio Grande do Sul já possibilitou ações como a Paella Gigante de Piriápolis, na 35ª Expointer em 2012 e a ação Promovendo o Inverno do Rio Grande do Sul no Verão de Punta del Este, no verão de 2013.

Segundo o subdiretor de Turismo do Departamento de Maldonado, Alvaro Bertoni, os uruguaios são um povo «gaucho», tão identificado com os gaúchos, que esta aproximação é mais do que necessária. «Pretendemos com este evento cultural incentivar também a promoção turística entre os dois estados ou departamentos». Após concluído, o painel deverá ficar exposto no Consulado do Uruguai em Porto Alegre, localizado na rua 24 de Outubro, 850.

Ampliar en Origen: Correio do Povo | Notícias | Artista plástico pinta painel durante Feira do Livro de Porto Alegre

Correio do Povo | Notícias | Artista plástico pinta painel durante Feira do Livro de Porto Alegre