18 de dezembro de 2013

No âmbito da XVIII Cúpula de Mercocidades, o Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH) participou do Seminário Internacional “Governos locais e a cooperação sul-sul, por uma agenda social na região”, realizado em 27 de novembro em Porto Alegre , Brasil. O seminário foi co-organizado pelo Projeto Mercocidades “IN: Inovação e Coesão Social , a formação metodológica e visibilidade de boas práticas” e “A cooperação descentralizada sul-sul e a eficácia da ajuda”, projeto do programa Municipia financiado pela AECID, Unidade Temática para a Cooperação Internacional de Mercocidades e a Prefeitura de Porto Alegre, Brasil.

O objetivo do seminário foi promover e colocar em destaque a cooperação sul-sul e a transferência de capacidades entre os atores locais. Na crise atual, tem havido uma mudança no conceito e nas práticas de cooperação, uma situação que implicauma reorientação das estratégias, agendas e papéis dos diferentes atores. Diante dessa nova dinâmica, surge como oportunidade a consolidação da cooperação regional, identificando os benefícios comuns de territórios latino-americanos.

O IPPDH foi representado por Julieta Rossi, que participou da discussão sobre projetos criados no âmbito do projeto IN e de outras iniciativas de Mercocidades. Participaram Adriano Guerra, da Oficina de Imagens, Comunicação e Educação e coordenador do projeto “Comunica Escola Mercosul”, em Belo Horizonte, Brasil; Sebastião Almeida, prefeito de Guarulhos, Brasil, pelo “Guarulhos Semeando o Futuro”; Gustavo Moreno, coordenador do Projeto Estado + Direitos de Mercocidades ediretor de Direitos Humanos do Município de Morón, na Argentina; e Álvaro Bertoni, do projeto “RutasChe, RotasTchê” e diretor de Turismo de Maldonado, Uruguai. Durante a mesa,Julieta Rossi do IPPDH e Mariano Nasconedo Instituto Social do Mercosul (ISM) comentaram e analisaram esses projetos a partir de uma perspectiva de direitos nas políticas públicas, e a partir de sua contribuição para a integração regional epara a agenda social do Mercosul.

Neste contexto, foi apresentado o projeto conjunto entre o ISM e o IPPDH sobre a formação em matéria de Direitos Humanos e Política Social destinado a funcionários de governos de vários países do Mercosul, que nestes dias foi aprovado pelo Conselho de Representantes do ISM e pela Reunião de Ministros de Desenvolvimento Social do Mercosul. Na segunda mesa, os parceiros do projeto “A Cooperação Descentralizada Sul-Sul e a Eficácia da Ajuda” do programa Municipiafinanciado pela AECID socializaram os avanços feitos na implementação de políticas de internacionalização dos governos locais, com especial atenção para a qualidade eo impacto da cooperação sul-sul e para as lições aprendidas na implementação dos princípios da eficácia da ajuda em nossa região. Finalmente, o terceiro painel abordou a visão e contribuição de organizações internacionais para o processo de integração regional.

Origen: O IPPDH na XVIII Cúpula de Mercocidades « IPPDH

O IPPDH na XVIII Cúpula de Mercocidades « IPPDH